Em entrevista, Lula confirma que de fato comprará outra aeronave de luxo para substituir seu avião presidencial e "alguns outros aviões" para que seus ministros possam viajar pelo Brasil

Presidente Lula durante a entrevista que foi concedida hoje ao O Povo/CBN | Imagem por REPRODUÇÃO/YouTube/@LulaBRASÍLIA, 11 de outubro — Em entrevista concedida nesta manhã à rádio cearense O Povo/CBN, com transmissão direta pelos veículos oficiais de imprensa do Brasil, o presidente Lula confirmou que comprará outra aeronave de luxo como avião presidencial, substituindo o seu tradicional "AeroLula" (Airbus FAB VC-1 A319CJ Santos Dumont), que ainda está chegando na metade de sua vida útil, por um modelo mais moderno, e que também adquirirá "alguns outros aviões" para que seus ministros possam viajar pelo Brasil.

Em entrevista, Lula confirma que de fato comprará outra aeronave de luxo para substituir seu avião presidencial e
Presidente Lula durante a entrevista que foi concedida hoje ao O Povo/CBN | Imagem por REPRODUÇÃO/YouTube/@Lula

BRASÍLIA, 11 de outubro — Em entrevista concedida nesta manhã à rádio cearense O Povo/CBN, com transmissão direta pelos veículos oficiais de imprensa do Brasil, o presidente Lula confirmou que comprará outra aeronave de luxo como avião presidencial, substituindo o seu tradicional "AeroLula" (Airbus FAB VC-1 A319CJ Santos Dumont), que ainda está chegando na metade de sua vida útil, por um modelo mais moderno, e que também adquirirá "alguns outros aviões" para que seus ministros possam viajar pelo Brasil.

A ideia, que havia sido considerada e suspensa em agosto do ano passado devido à polêmica sobre o custo de um novo avião para substituir a atual aeronave, adquirida por R$ 167 milhões (cerca de R$ 450 milhões em valores atualizados), ressurgiu após o problema enfrentado no início deste mês pelo presidente e sua comitiva, que precisaram sobrevoar o Aeroporto mexicano Felipe Ángeles por 5 horas depois que o avião apresentou uma falha na decolagem, que pode ter sido causada por uma colisão com um pássaro (sob investigação).

Segundo os dados públicos de voo, após o incidente, o avião presidencial realizou 50 voltas para queimar combustível e reduzir o peso antes de retornar ao aeroporto (procedimento padrão).

Imagem por Apple Maps/FlightAware

A bordo da aeronave estavam o presidente Lula e a primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o diretor de Política Monetária do Banco Central – e próximo presidente do BC –, Gabriel Galípolo, as senadoras Soraya Thronicke (UNIÃO-MS) e Teresa Leitão (PT-PE), o fotógrafo oficial da presidência Ricardo Stuckert, o secretário de imprensa, José Chrispiniano, o assessor especial Audo Faleiro, e três auxiliares da Secretaria de Imprensa do governo (SECOM).

"Desse problema tiramos uma lição. Vamos comprar não apenas um avião, mas é preciso comprar alguns aviões, porque o Brasil, um país grande, a gente ser pego de surpresa? Então vamos preparar. Eu pedi para o ministro da Defesa que me fizesse uma proposta, vamos comprar um avião para o presidente da República entendendo que a ignorância não pode prevalecer. O avião para o presidente da República, não é para o Lula, Bolsonaro, FHC, é para instituição, quem quer que seja eleito presidente da República. E nós vamos comprar e vamos comprar alguns outros aviões porque é preciso os outros ministros viajarem. A gente não governa o Brasil com ministros ficando coçando lá em Brasília. O ministro tem que viajar, tem que fazer entrega, tem que conversar com prefeito, tem que conversar com governador, tem que conversar com o povo." -Lula

Íntegra da entrevista

Em junho de 2023, no sexto mês de seu terceiro mandato, em reunião com a cúpula da Força Aérea Brasileira, Lula pediu pessoalmente que a FAB apresentasse opções para substituir a sua aeronave presidencial por modelos com mais conforto interno e que pudessem realizar voos mais longos sem escala (a aeronave atual tem um alcance de ~8.500km).

A atual aeronave presidencial brasileira, um Airbus A319CJ que foi apelidado de "AeroLula", foi adquirida – também com muita polêmica – por Lula em seu primeiro mandato em 2005.

Ambos, o presidente e a primeira-dama, já se queixaram do cansaço por conta das paradas em viagens longas.

Pensando no custo, desde o último estudo, o governo estaria procurando por uma aeronave usada, talvez do modelo Airbus A330 na versão executiva/VIP (alcance de 13.300km).

Um avião novo deste modelo pode sair por mais (dependendo, bem mais) de US$ 250 milhões (R$ 1,25 bilhão). Um modelo usado da aeronave pode custar cerca de US$ 40~50 milhões (R$ 220~275 milhões), por baixo.

Em agosto do ano passado, o governo já havia escolhido uma aeronave como possível substituta, após procurar no mercado de jatos VIP, frequentemente renovados pelos Sheikhs/xeques árabes.

(Referência) Aeronave Airbus A330-300 da Turkish Airlines TC-JN | Imagem por Masakatsu Ukon
Aeronave presidencial brasileira Airbus FAB VC-1 A319CJ Santos Dumont "AeroLula" | Imagem ilustrativa por Clauber Cleber Caetano/PR

O mercado de aeronaves VIPs usadas do Oriente Médio conta com vários modelos já configurados com com suítes, escritórios, sala de reuniões e muito conforto.

Uma reformulação de uma das duas aeronaves A330-200 da FAB que foram adquiridas em 2022 da companhia AZUL para serem convertidas em veículos de abastecimento aéreo (tankers) chegou a ser cogitada pelo governo (ainda não foram convertidas), porém a ideia foi abandonada por conta do custo alto para a reformulação do interior (configuração VIP).

Antes, durante o governo Dilma (processo iniciado no governo Lula), o Brasil já havia tentado adquirir outra aeronave, mas precisou desistir da ideia devido ao desgaste político e à situação financeira.

Durante o governo Temer, chegou-se a cogitar a possibilidade da aquisição de um Boeing 767-300 que estava sendo alugado pela presidência, porém a ideia foi enterrada porque o interior da aeronave não seria adequado (conforto).

Consumo da aeronave: Caso o governo escolha o modelo A330, o consumo médio de voo do governo (isso varia de acordo com o padrão do voo) passará de ~2.800kg de combustível por hora para ~5.500kg).


(Matéria em atualização)

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