Há mais de mês circula, de maneira meio off, a informação de que está faltando dinheiro na Caixa Econômica Federal, principalmente para o financiamento habitacional.
Agora aos poucos o assunto começa a ser apresentado, timidamente, na imprensa formal.
Pelo que se tem visto o governo continua extrapolando nos gastos e todo mundo sabe que quando isto acontece, falta em algum lugar.
Na verdade, o que já se sabe, é que os financiamentos imobiliários estão trancados devido à falta de recursos financeiros para bancar os empréstimos.
As construtoras e incorporadoras estão com estoque de imóveis disponíveis, prontos para a venda e acabam represados. Contratos são feitos e ficam no limbo, sendo empurrados com a barriga, falta isto e falta aquilo e nada da assinatura para a liberação do recurso.
Todos sabem que a indústria da construção civil gera emprego e renda de maneira rápida, mas agora o setor está paralisando.
Imagine que o Governo Federal canta nos quatro cantos a "minha casa, minha vida" e facilidades na aquisição de imóveis e agora fica apenas na propaganda.
Como resolver esta equação? Seria cortando despesas para sobrar mais dinheiro para investimento? Parece difícil que isto aconteça! Sinuca de bico.
Como fazer dinheiro?
É justo nesta situação uma explicação de como fazer dinheiro. Muitos acreditam que é bem fácil. Em primeiro lugar somente o Governo Federal pode fazer dinheiro. Como isto acontece? Em primeiro lugar o Banco Central, através da Casa da moeda pode imprimir cédulas, paga os seus compromissos, tapa os furos e aí coloca dinheiro no mercado.
Acontece que com o crescimento do meio circulante o consumo é incentivado e com maior demanda a tendência é de pressão por aumento de preços e aí ativa a inflação.
A segunda maneira é através da emissão de títulos do tesouro nacional. O governo coloca à venda títulos do governo, pagando juro num prazo determinado, e este dinheiro ajuda o seu caixa. Acontece que além de aumentar o meio circulante, esta medida turbina a dívida do setor público e traz maior custo com o pagamento de juros.
Numa primeira olhada parece que fazer dinheiro é uma coisa fácil, mas em economia tudo tem a sua consequência. Hoje o Governo Federal está com um grande problema nas mãos.
O déficit público já assusta e traz prejuízos para a economia como um todo. Inflação em elevação e taxa Selic nas alturas. Colocar mais dinheiro em circulação é o menos indicado porque pode piorar o que já está ruim.
A saída seria a redução do gasto público, cortando na carne, tentando fazer com que a despesa seja menor do que a receita sobrando dinheiro para investir.
O mais difícil é fazer com que o Governo aceite esta opção, pois vai de encontro a tudo o que até hoje foi feito e o que é ideologicamente proposto.
Quebra de paradigma.
O tempo vai passando, novas descobertas acontecem e paradigmas vão sendo quebrados. A poucos dias se assistiu uma entrevista com o Vice-Presidente da Republica citando que "foguete não da ré".
Hoje a realidade é outra e somente os desinformados ainda falam isso. Pois é, o foguete de Elon Musk foi para o espaço e voltou de ré para a base. É preciso estar bem informado!
Pense.
Frases motivacionais não funcionam se você não fizer nada. Não espere!