BRASÍLIA, 20 de outubro — De acordo com o Palácio do Planalto e o Hospital Sírio Libanês, o presidente Lula sofreu um acidente doméstico hoje e não viajará à Rússia para participar da cúpula do BRICS, como estava previsto em sua agenda oficial.
Lula precisou de pontos em um ferimento que, conforme nota oficial do hospital, ocorreu na parte de trás da cabeça, na área acima da nuca ("ferimento corto-contuso em região occipital").
"Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio" -nota oficial do Hospital Sírio Libanês
Em nota, o Palácio do Planalto chamou a questão de "impedimento temporário para viagens de avião de longa duração".
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração. O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto." –nota do Palácio do Planalto
O presidente embarcaria nesta tarde da Base Aérea de Brasília.
Ainda não está claro se a viagem dos ministros Mauro Vieira (Min. das Relações Exteriores formal, que tem suas funções ocupadas por Celso Amorim) e Alexandre Silveira (Min. de Minas e Energia) está mantida.
(Matéria em atualização)