A Prefeitura de Campo Grande inicia um novo ciclo com a posse dos secretĂĄrios e diretores-presidentes que passam a compor a equipe de gestão da prefeita Adriane Lopes e vice-prefeita Camilla Nascimento, no perĂodo 2025-2028. Cada um desses profissionais traz consigo uma vasta experiĂȘncia e expertise, com o compromisso de implementar as ações e metas previstas para o desenvolvimento da cidade. A seguir, apresentamos o perfil de cada um dos empossados, suas qualificações e as principais responsabilidades que assumem à frente das pastas municipais.
SecretĂĄrio Municipal de Governo e Relações Institucional – Youssif Domingos
Formado em Direito; o novo titular da Segov tem 32 anos de experiĂȘncia na vida pĂșblica. Foi diretor-presidente da AgĂȘncia Estadual de Regulação de Serviços PĂșblicos de MS; trĂȘs vezes vereador de Campo Grande; presidente da Câmara Municipal de Campo Grande; deputado estadual por Mato Grosso do Sul (2007-2011).
À Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais compete, dentre outras: a formulação, a elaboração, a coordenação e o acompanhamento da tramitação de projetos de lei, mensagens, vetos e informações para apreciação do Poder Legislativo; o acompanhamento das ações de articulação com a Câmara Municipal e o relacionamento com os Vereadores, as lideranças polĂticas, bem como os membros dos Poderes Legislativos estadual e federal; o acompanhamento de programas e projetos conjunturais, setoriais e intersetoriais da Administração Municipal e das ações das Secretarias Municipais e demais órgãos e entidades do Poder Executivo, para coordenação da integração das ações desenvolvidas; a formulação das polĂticas pĂșblicas para assegurar à mulher o exercĂcio pleno de seus direitos e a sua participação no desenvolvimento econômico, social e cultural do MunicĂpio; a proposição, o desenvolvimento e a manutenção de programas, ações e projetos para a execução das polĂticas pĂșblicas para a juventude, em conformidade com a Lei Federal nÂș 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Estatuto da Juventude), e do Sistema Nacional de Juventude.
SecretĂĄria-Executiva da Mulher – Angélica Fontanari
Formada em Direito, pós-graduada em CiĂȘncias Criminais e Gestão em Segurança PĂșblica. É Policial Civil hĂĄ 21 anos e responsĂĄvel pela criação e implementação do Projeto das Salas LilĂĄs da PolĂcia Civil. Professora universitĂĄria na matéria de Direito Penal na graduação e pós-graduação. Foi SecretĂĄria Municipal da AssistĂȘncia Social de Campo Grande; Diretora-Executiva de Articulação Econômica da Prefeitura de Campo Grande. É membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, titular da cadeira de n°06.
SecretĂĄrio-Executivo da Juventude – Paulo Cesar Lands Filho
Formado em Educação FĂsica Plena; Pós-graduado em gestão; Técnico e Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação; Coordenador do CRAS Canguru; Ex-vereador de Campo Grande.
SecretĂĄrio-Executivo da Cultura – Valdir Gomes
Graduado em Pedagogia e História pela Universidade FUCMAT, com uma destacada trajetória no serviço pĂșblico; professor municipal e auditor fiscal aposentado da Semadur; presidente do Sindicato dos FuncionĂĄrios e Servidores Municipais de Campo Grande (Sisem) por 12 anos. Exerceu o cargo de SecretĂĄrio Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e cumpriu quatro mandatos como vereador de Campo Grande. Na cultura, é um dos maiores nomes do carnaval sul-mato-grossense, detendo o tĂtulo Hors-Concours e dedicando-se ao fortalecimento das tradições carnavalescas da região.
Diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) – Sandro Benites
Formado em Medicina, com ResidĂȘncia Médica em Pediatria e em Terapia Intensiva; Especialização em Nutrologia; Coordenador projeto de Terapia da Obesidade Interdisciplinar do HRMS; Plantonista do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica – CIVITOX; Atendimento em Nutrologia; ex-vereador de Campo Grande; ex-secretĂĄrio municipal de SaĂșde de Campo Grande.
SecretĂĄria Especial da Casa Civil – Thelma Mendes
Graduada em Psicologia e Pedagogia; Pós-graduada em Gestão de Projetos; Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Assessora de Projetos; Superintendente Administrativa e SecretĂĄria-Adjunta na AssistĂȘncia Social de Campo Grande de 2017 a 2022. Foi chefe de gabinete da Prefeita Adriane Lopes de 2022 à 2024.
À Secretaria Especial da Casa Civil compete, dentre outras: a coordenação, a supervisão, o controle e o gerenciamento das atividades de apoio direto ao Prefeito Municipal; a promoção do apoio e assessoramento polĂtico- administrativo ao Prefeito e ao Vice-Prefeito, bem como a assistĂȘncia direta e imediata nas suas representações polĂtica, institucional e social; o recebimento, a triagem, o estudo e o preparo do expediente do Prefeito Municipal, bem como o acompanhamento e o controle da execução das determinações dele emanadas; a prestação de apoio ao Prefeito Municipal nas suas relações polĂtico-administrativas com os munĂcipes, as entidades pĂșblicas e privadas e a imprensa; a formulação de campanhas e promoções de carĂĄter pĂșblico ou interno e o apoio ao Prefeito Municipal e aos titulares de órgãos e entidades da Administração Municipal no relacionamento com os meios de comunicação; a execução das atividades do cerimonial pĂșblico e a condução e organização de solenidades de interesse da Prefeitura Municipal, visando garantir a eficiĂȘncia, a qualidade e a efetividade do protocolo.
Diretor-presidente da AgĂȘncia Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) – Paulo da Silva
Graduado em Contabilidade pela Universidade Campos Sales, no Estado de São Paulo (1990); Professor na Fundação Bradesco por 6 (seis) anos e bancĂĄrio por 4 (quatro) anos, no Banco Bradesco. Também atuou no Grupo Equipav, por 22 anos nas ĂĄreas de Contabilidade e Gestão. Ainda na Iniciativa Privada, trabalhou como Gestor na empresa Águas Guariroba, no municĂpio de Campo Grande/MS.
Iniciou sua carreira na Administração PĂșblica, no ano de 2009, sendo servidor da Câmara Municipal de Campo Grande/MS. No ano de 2015 trabalhou na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul e, no mesmo ano, foi nomeado na Casa Civil do Governo do Estado de MS, onde desempenhou suas funções até 2018. Em 2022 começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, primeiramente no Gabinete da Prefeita Adriane Lopes e, ainda no mesmo ano, foi nomeado Diretor-Presidente da Fundação Social do Trabalho – FUNSAT, durante o perĂodo de 2022 a março de 2024 e desde abril de 2024 é o diretor-presidente da AgĂȘncia Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, jĂĄ tendo apresentando longa experiĂȘncia na Administração PĂșblica.
Diretor-presidente da AgĂȘncia Municipal de Regulação dos Serviços PĂșblicos (Agereg) – José MĂĄrio Antunes da Silva
Formado em Administração de Empresas e Gestão Comercial; Pós-graduado em Projetos Sociais e PolĂticas PĂșblicas, com MBA em Gestão PĂșblica; Formação em Coaching e Analista Comportamental e Gerencial pela Escola EVO; Foi superintendente de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social; SecretĂĄrio Municipal de AssistĂȘncia Social de Campo Grande (2017-2024).
Diretor-presidente da AgĂȘncia Municipal de Habitação e Assuntos FundiĂĄrios (Emha) – ClĂĄudio Marques Costa Junior
Nascido em Campo Grande, Claudio Marques possui vasta experiĂȘncia no setor pĂșblico, especialmente na ĂĄrea da habitação de interesse social. Graduado em Comunicação Social, iniciou sua carreira no serviço pĂșblico em 2012 e, no ano de 2013, ingressou na Câmara Municipal de Campo Grande. Com uma dedicação de 7 anos diretamente na ĂĄrea da habitação de interesse social, assumiu o cargo de Diretor de Administração e Finanças na Emha em 2017. Ao longo de sua trajetória na pasta, ele ocupou diversas posições-chave, incluindo Diretor de Desenvolvimento Social e Contratos, Diretor de Atendimento e Diretor-Adjunto. Assumiu o comando da pasta em 2024, cargo para o qual foi reconduzido por meio de decreto publicado nessa terça-feira.
Diretora-presidente da AgĂȘncia Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) – Berenice Jacob
Advogada, formada nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1991); pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em GerĂȘncia de Cidades; diretora-presidente da Planurb (2004/2008 e 2017/2024); secretĂĄria adjunta e secretĂĄria Municipal de AssistĂȘncia Social – PMCG (2009/2010).
SecretĂĄria Executiva do ComitĂȘ Estadual de Desburocratização da Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização / Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – 2015/2016. Presidente Nacional da Associação Nacional de MunicĂpios e Meio Ambiente (2004/2005).
SecretĂĄrio Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, TurĂstico e SustentĂĄvel (Semades) – Ademar Silva Junior
Médico-veterinĂĄrio e especialista em agronegócios. Entre suas funções anteriores, foi presidente da Famasul, Funar, Senar/MS e Anater, além de vice-presidente de finanças da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Também atuou como diretor-presidente da Fundtur e secretĂĄrio-adjunto da Semadesc. Recentemente, ocupou o cargo de secretĂĄrio de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande.
À Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, TurĂstico e SustentĂĄvel compete, dentre outras: a coordenação e a execução da polĂtica de desenvolvimento econômico do MunicĂpio e o apoio e acompanhamento técnico-logĂstico aos interessados em investir nos segmentos de serviços, agronegócio, indĂșstria, comércio e ciĂȘncia e tecnologia; a promoção de estudos e pesquisas sociais, econômicos e institucionais, ligados às potencialidades do MunicĂpio, visando identificar oportunidades para instalação de empreendimentos voltados para o desenvolvimento econômico e sustentĂĄvel do MunicĂpio; a articulação para instalação, localização e diversificação de empreendimentos que utilizam insumos disponĂveis no MunicĂpio e o desenvolvimento de programas e projetos de fomento às atividades industriais, comerciais e de serviços compatĂveis com a vocação da economia de Campo Grande; o gerenciamento do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande – PRODES, e a promoção e a coordenação de projetos, em parceria com instituições pĂșblicas ou privadas, visando agregar novas tecnologias aos processos de produção; o incentivo e o apoio às atividades da agricultura familiar, visando agregar valor à pequena produção e preservar as caracterĂsticas culturais e ambientais para proporcionar a manutenção do trabalho e o incremento da renda familiar dos pequenos produtores; o apoio a produtores de pequenas propriedades, fomentando o cooperativismo, a produtividade e a geração de emprego e renda, bem como o incentivo e a orientação ao associativismo e cooperativismo, fomentando o cooperativismo, produtividade e a geração de emprego e renda e apoiando a promoção de cursos, palestras e eventos afins; a elaboração da polĂtica e o fomento ao empreendedorismo; o controle do patrimônio imobiliĂĄrio do MunicĂpio com a fiscalização das ĂĄreas edificadas e não edificadas em articulação com os demais órgãos Municipais; a fiscalização das posturas municipais, que dentre outras atribuições, estĂĄ a aplicação e fiscalização do Código de PolĂcia Administrativo, destacando os TĂtulos II, IV, V, VI, VII e o capĂtulo VII do TĂtulo III todos da Lei n. 2.909, de 28 de julho de 1992; a fiscalização dos serviços funerĂĄrios e cemitérios pĂșblicos ou particulares e de feiras-livres, mercados e comércio informal nos logradouros pĂșblicos ou ĂĄreas de domĂnio pĂșblico, nos termos da legislação especĂfica, de conformidade com a ĂĄrea de atuação da Secretaria, ficando a administração, conservação, manutenção e a prestação dos serviços nos cemitérios pĂșblicos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços PĂșblicos; o exercĂcio do poder de polĂcia administrativa, por meio de agentes pĂșblicos competentes, em conformidade com as legislações urbanĂstica, ambiental e de posturas; a fiscalização quanto à mobilidade das pessoas, incluindo nestas, as com mobilidade reduzida nos termos da Lei n. 3.670, de 29 de outubro de 1999 e demais normas de acessibilidade; levantamento, qualificação, fiscalização, anĂĄlise e destinação das ĂĄreas pĂșblicas de interesse da coletividade.
Diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat) – João Henrique Lima Bezerra
Formado em Gestão PĂșblica, com pós-graduação em Gestão do Sistema Ănico de AssistĂȘncia Social, cursando MBA em Gestão de Cidade. Atuação em programas de inclusão e desenvolvimento comunitĂĄrio; coordenador do CRAS (Centro de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social) Alair Barbosa de Rezende (2021-2022). Atuou como diretor-adjunto da Funsat (2022-2024) e diretor-presidente do órgão em 2024.
SecretĂĄria Municipal de AssistĂȘncia Social e Cidadania, Camilla Nascimento de Oliveira
Graduada em Odontologia pela Universidade de CuiabĂĄ – UNIC e pós-graduada em DentĂstica Restauradora; Possui Aperfeiçoamento em Atendimento a Pacientes Especiais. Foi presidente da Fundação de SaĂșde de São Gabriel do Oeste, instituição responsĂĄvel pela administração do Hospital Municipal Valdir de Oliveira; secretĂĄria municipal de SaĂșde de São Gabriel do Oeste; Criou a Primeira Comissão de Auditoria, Avaliação e Controle da SaĂșde do MunicĂpio de São Gabriel do Oeste; Gerente de Odontologia do SERVIMED (Serviço de AssistĂȘncia à SaĂșde do Servidor Municipal de Campo Grande); diretora-presidente do Instituto Municipal de PrevidĂȘncia de Campo Grande. Membro de vĂĄrios órgãos colegiados de saĂșde e previdĂȘncia, são 25 anos trabalhando pela SaĂșde. Foi eleita vice-prefeita de Campo Grande para o mandato de 2025 a 2028.
À Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social e Cidadania compete, dentre outras: a formulação e a execução da polĂtica municipal da assistĂȘncia social, mediante o desenvolvimento de ações de assistĂȘncia e amparo à famĂlia, ao idoso, à criança e ao adolescente e aos portadores de necessidades especiais; a coordenação das ações de assistĂȘncia social no MunicĂpio, nos termos da Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e da Lei Federal n. 8.742, de 07 de dezembro de 1993, e a promoção de sua integração às ações vinculadas ao Sistema Ănico de AssistĂȘncia Social; a coordenação de ações transversais e a interlocução com outros órgãos e entidades da Administração Municipal que atuam no desenvolvimento de medidas voltadas para o atendimento social às comunidades que demandam ações de inclusão social, em articulação com a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais; a promoção da integração das diferentes polĂticas pĂșblicas que possibilitem a articulação com sociedade civil e a criação de ambientes propĂcios à formação e ao desenvolvimento de organizações e empreendimentos que promovem a proteção e o amparo aos segmentos sociais carentes; a coordenação, a supervisão e a execução das atividades de assistĂȘncia social ao carente, à criança, ao jovem, ao idoso e ao portador de necessidades especiais, visando garantir condições de bem estar fĂsico, mental e social; a execução da polĂtica municipal de proteção social bĂĄsica no atendimento emergencial às famĂlias que se encontram abaixo da linha de pobreza; o apoio ao idoso na integração ao convĂvio familiar e à sociedade, promovendo ações para lhes assegurar a prestação de assistĂȘncia à saĂșde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida e cidadania a esse segmento; o desenvolvimento e a implementação de projetos e ações destinados de apoio às atividades inclusão e manutenção de crianças nas unidades de educação infantil da rede municipal de ensino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, e a prestação de apoio técnico-administrativo aos Conselhos Tutelares de Campo Grande; a formulação, o planejamento, a promoção e a avaliação das ações de efetivação de polĂticas pĂșblicas para defesa e proteção dos direitos humanos para eliminar a discriminação e a exclusão das pessoas em virtude de raça, gĂȘnero, idade, crença religiosa e deficiĂȘncia, assegurando a esses segmentos da sociedade o exercĂcio pleno de seus direitos; a formulação, a coordenação e a execução da polĂtica municipal de proteção e defesa do consumidor, assentada nas diretrizes da PolĂtica Nacional das Relações de Consumo.
SecretĂĄria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE) – Catiana Sabadin
Trabalha hĂĄ mais de quinze anos no planejamento, elaboração e gestão de polĂticas pĂșblicas e na captação de recursos e estruturação e gerenciamento de projetos sociais e de infraestrutura urbana. Também é consultora nas ĂĄreas financeira, de viabilidade econômica, pesquisa de mercado e estruturação de projetos para órgãos pĂșblicos e bancos de fomento. Esteve à frente da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos do MunicĂpio de Campo Grande.
É economista, possui mestrado em Administração e Agronegócio, Especialização em Desenvolvimento Territorial e Competitividade (UFMS) e MBA em Parcerias PĂșblico-Privada e Concessões SustentĂĄveis (FGV).
À Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas compete, dentre outras: o planejamento, a coordenação e a supervisão do desenvolvimento de projetos, que mereçam atenção especial por sua notoriedade, necessidade social, contrapartida elevada por parte do MunicĂpio ou que sejam destacados pelo Prefeito Municipal, em conjunto com os órgãos ou a entidade interessada; elaboração e o acompanhamento da execução de projetos conjunturais, setoriais e intersetoriais estratégicos da Administração Municipal e das ações das Secretarias Municipais e demais órgãos e entidades do Poder Executivo, para monitoramento da integração de ações; a implantação, a supervisão e a execução coordenada do Programa de Parcerias PĂșblicos Privadas de interesse do MunicĂpio de Campo Grande, a fim de implementar polĂticas pĂșblicas em parcerias com o setor privado; a avaliação e o monitoramento de ação governamental, em especial, o desenvolvimento de projetos e a concretização das metas de programas prioritĂĄrios e definidos no Programa de Governo Municipal, através dos órgãos e das entidades do Poder Executivo; o gerenciamento das ações de planejamento estratégico governamental, mediante orientação normativa e metodológica aos órgãos e entidades da administração municipal, na concepção e no desenvolvimento dos respectivos programas e projetos; a formulação proposta de definição de indicadores de desempenho, com ĂȘnfase em resultados, visando à construção, a inovação, a prospecção de novas ações e a implementação de modelo de avaliação de desempenho institucional e de gestão de riscos.
SecretĂĄrio Especial de Segurança e Defesa Social – Anderson Gonzaga
Formado em Segurança PĂșblica; Pós-graduado em Gestão PĂșblica e InteligĂȘncia Policial; Guarda Civil Metropolitano hĂĄ 16 anos; Comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana; secretĂĄrio-adjunto da SESDES e titular da pasta desde 2023.
À Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social compete, dentre outras: a obediĂȘncia aos princĂpios e o cumprimento das determinações preconizados na Lei Federal n. 13.022, de 8 agosto de 2014, quanto à atuação da Guarda Municipal, em especial: a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercĂcio da cidadania e das liberdades pĂșblicas; a preservação da vida, a redução do sofrimento e a diminuição das perdas; o patrulhamento preventivo e o uso progressivo da força; o compromisso com a evolução social da comunidade; a preservação de bens de uso comum, de uso especial e os dominiais do MunicĂpio e dos equipamentos, das instalações e dos prédios pĂșblicos municipais; a prevenção e o impedimento, pela presença e vigilância, a repressão a infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra bens, serviços e instalações municipais, respeitadas as competĂȘncias dos órgãos federais e estaduais; a atuação preventiva e permanente, no território do MunicĂpio de Campo Grande, para a proteção sistĂȘmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; a colaboração, de forma integrada com os órgãos de segurança pĂșblica, em ações conjuntas que contribuam com a paz social e com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas; a proteção do patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do MunicĂpio de Campo Grande, inclusive adotando medidas preventivas; o desenvolvimento de ações de prevenção primĂĄria à violĂȘncia, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos de segurança da própria municipalidade, de outros MunicĂpios ou das esferas estadual e/ou federal.
SecretĂĄrio Especial de Licitações e Compras (SELC) – André Brandão
Formado em Contabilidade e Administração de Empresas; Leader Coach Training – LCT pelo Instituto Brasileiro de COACHING e ex-vereador do municĂpio de Itaporã-MS, onde presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e também a Comissão de Finanças e Orçamentos.
Superintendente do Sistema de Registro de Preços da Prefeitura Municipal de Campo Grande entre os anos de 2018 a 2023 e SecretĂĄrio-Executivo de Compras Governamentais desde dezembro de 2023.
Autor de artigos referentes ao Sistema de Registro de Preços; colaborador de pesquisa e redação do Manual de Compras PĂșblicas Governamentais da Prefeitura Municipal de Campo Grande e palestrante em seminĂĄrios, oficinas e treinamentos referentes aos Ciclos da Contratação e a Elaboração de Estudos Técnicos Preliminares.
À Secretaria Especial de Licitações e Contratos compete, dentre outras: a coordenação, o gerenciamento e a execução centralizada das atividades voltadas a atender às demandas de órgãos e entidades da Administração PĂșblica Municipal, mediante a realização dos procedimentos administrativos de compras governamentais para aquisição de bens e contratação de serviços, alienações, publicidade e obras e serviços de engenharia; a proposição de normas e metodologias para padronização dos processos e procedimentos de compras no âmbito do Poder Executivo; a organização, a gestão e a atualização do cadastro de fornecedores, divulgando aqueles impedidos de licitar e contratar com a administração municipal; o gerenciamento das atas de registro de preços para aquisição de materiais ou contratação de serviços comuns de uso geral dos órgãos e entidades do Poder Executivo.
SecretĂĄrio Especial de Articulação Regional – Darci Caldo
Formado em Gestão PĂșblica.com especialização em Administração PĂșblica e GerĂȘncia de Cidades; Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande; Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados do Brasil; Coordenador de Contratos e ConvĂȘnios do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul; Assessor Especial na Prefeitura Municipal de Campo Grande ( 2020 – 2024).
À Secretaria Especial de Articulação Regional compete, dentre outras: a coordenação e a articulação das relações polĂticas da Administração Municipal com os diferentes segmentos da sociedade civil e a proposição e apoio a novos instrumentos de participação social; a articulação e o fortalecimento de mecanismos para atuação conjunta entre a Administração PĂșblica Municipal e a sociedade civil, representada pelos cidadãos, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações; promoção da integração do MunicĂpio de Campo Grande à PolĂtica Nacional de Participação Social e a Coordenação do ComitĂȘ Governamental da PolĂtica Municipal de Participação Social; a articulação, o fomento e o apoio a processos educativos-formativos, em conjunto com os movimentos sociais, no âmbito das polĂticas; a coordenação e o apoio a iniciativas das entidades da sociedade civil para o desenvolvimento de projetos especiais relacionados à polĂtica de participação social e a promoção de polĂticas pĂșblicas e de temas de interesse da Administração Municipal; o incentivo e a articulação do diĂĄlogo entre os diferentes segmentos da sociedade civil e os órgãos governamentais, para encaminhamento e solução das demandas sociais que lhes sejam apresentadas, e o monitoramento da sua implementação.
SecretĂĄria Municipal de Fazenda (Sefaz) – MĂĄrcia Helena Hokama
Formada em CiĂȘncias ContĂĄbeis, com Pós-Graduação em Auditoria e Contabilidade PĂșblica e MBA em Gestão PĂșblica. Auditora do Tribunal de Contas de MS, onde foi diretora de contabilidade, orçamento e finanças. SecretĂĄria-adjunta de Finanças de Campo Grande (2021-2022) e titular da pasta (2022-2024).
À Secretaria Municipal da Fazenda compete, dentre outras: a formulação, a coordenação, a administração e a execução da polĂtica da administração tributĂĄria e fiscal do MunicĂpio, bem como a elaboração, o aperfeiçoamento e a atualização da legislação tributĂĄria municipal; o monitoramento das ações setoriais desenvolvidas pelos órgãos e pelas entidades do Poder Executivo para realizar a avaliação da capacidade de geração de receita e o controle da aplicação dos recursos vinculados; a arrecadação, o lançamento, a fiscalização e a cobrança dos tributos e receitas municipais e a organização, a manutenção e a atualização do cadastro econômico e do cadastro imobiliĂĄrio do MunicĂpio; a elaboração do orçamento anual do MunicĂpio, para definição das despesas com pessoal e encargos, material de consumo e permanente e equipamentos serviços e obras e instalações para atender às atividades dos órgãos e entidades do Poder Executivo e a efetivação dos procedimentos de programação da realização das despesas orçamentĂĄrias; a elaboração dos anteprojetos da lei de diretrizes orçamentĂĄrias, da lei orçamentĂĄria anual e do plano plurianual do MunicĂpio, em obediĂȘncia aos mandamentos da Constituição Federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como a elaboração dos atos de abertura de créditos adicionais ao orçamento anual; o acompanhamento e controle da execução orçamentĂĄria do Poder Executivo, através da verificação dos desembolsos financeiros e a manutenção dos registros de utilização dos recursos orçamentĂĄrios alocados aos órgãos e entidades do Poder Executivo; a atualização e a manutenção do Plano de Contas Ănico para os órgãos municipais e a aprovação dos planos de contas especĂficos para entidades da administração indireta e fundos especiais; a coordenação e o controle da realização das atividades de administração financeira, patrimonial, orçamentĂĄria e contĂĄbil dos órgãos e entidades municipais e dos convĂȘnios firmados com entidades que recebem subvenções ou transferĂȘncias voluntĂĄrias a conta do orçamento municipal; o processamento do pagamento das despesas e a movimentação das contas bancĂĄrias no âmbito do Poder Executivo, a realização das transferĂȘncias constitucionais e voluntĂĄrias, conforme termos especĂficos, e o repasse mensal dos recursos destinados ao Poder Legislativo; o estabelecimento da programação financeira de desembolso, a uniformização e a padronização de sistemas, procedimentos e formulĂĄrios aplicados e utilizados na execução orçamentĂĄria e financeira e a promoção de medidas asseguradoras do equilĂbrio orçamentĂĄrio e financeiro das contas pĂșblicas municipais.
Diretora-presidente do Instituto Municipal de PrevidĂȘncia de Campo Grande (IMPCG) – Elza Pereira da Silva
Formada em Direito, é especialista em Direito PrevidenciĂĄrio e em Gestão de Regime Próprio de PrevidĂȘncia. Elza também é Técnica em Contabilidade e possui Certificação emitida pela Secretaria de PrevidĂȘncia do Ministério da PrevidĂȘncia Social para o exercĂcio das funções de Dirigente e Gestor de Recursos de Regimes Próprios de PrevidĂȘncia.
Ingressou na Prefeitura de Campo Grande em abril de 1977. Desse perĂodo, são 42 anos de exercĂcio no IMPCG em atividades de Finanças e Administração. A advogada participou da elaboração dos projetos de leis de todas as reformas previdenciĂĄrias e o Projeto de Lei da Criação e Reorganização do Serviço de AssistĂȘncia à SaĂșde do Servidor – SERVIMED. Assumiu o comando do órgão em 2024, sendo reconduzida para o próximo mandato.
SecretĂĄria Municipal de Administração e Inovação (Semadi) – Andréa Alves Ferreira Rocha
Advogada formada pela UCDB (1995) e professora de Direito Processual Civil na Uniderp (2002-2017). Pós-graduada em Direito Processual Civil, formação docente em Direito e Gestão Municipal. Chefe da assessoria jurĂdica da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social (2017-2022). Assessora jurĂdica do Gabinete da Prefeita (2022-2024) e secretĂĄria de Gestão de Campo Grande (2024).
À Secretaria Municipal de Administração e Inovação compete, dentre outras: a formulação, a coordenação e a implementação das diretrizes das polĂticas de admissão de pessoal e de gestão e desenvolvimento de recursos humanos do Poder Executivo; o planejamento, o acompanhamento e a coordenação da organização dos quadros e tabelas de pessoal para identificar os postos de trabalho, qualitativa e quantitativamente, dos órgãos e das entidades do Poder Executivo; a elaboração, o controle e a divulgação dos atos de provimento e de vacância de cargos e/ou funções e lotação e redistribuição de servidores nos órgãos e entidades municipais; o planejamento, a coordenação e a execução das atividades de recrutamento, seleção e admissão de pessoal, através de concursos pĂșblicos para provimento de cargos efetivos ou processos seletivos simplificados, em carĂĄter excepcional, na forma da lei, para ocupar postos de trabalho do quadro de pessoal do Poder Executivo e exercĂcio nos seus órgãos e entidades; o planejamento, a coordenação e a gestão das atividades de capacitação dos servidores municipais e a execução de ações, eventos e procedimentos que assegurem oportunidades de formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional, por meio da Escola de Governo de Campo Grande; a formulação de polĂticas de implementação de diretrizes relativas às atividades de registro, conservação e manutenção patrimonial e de prestação dos serviços de transportes, comunicações administrativas e protocolo; VII – a prestação dos serviços de manutenção e conservação de prédios pĂșblicos, locação, alienação, permissão e cessão de uso de bens móveis municipais; a polĂtica e diretrizes de inovação tecnológica e modernização da mĂĄquina pĂșblica do MunicĂpio; a edição do DiĂĄrio Oficial do MunicĂpio para publicidade dos atos oficiais normativos, decisórios e administrativos e a divulgação de matérias editadas por órgãos e entidades do Poder Executivo, bem como a comercialização de espaços matérias de interesse privado de publicidade legal obrigatória; a realização de estudos e a formulação de proposições de sistematização, uniformização e informatização de procedimentos e rotinas administrativas e a anĂĄlise dos atos normativos, processos e prĂĄticas administrativas, visando promover ajustes às metas de governança e de inovação, modernização e racionalização de procedimentos.
Diretor-presidente da AgĂȘncia Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) – Leandro Elias Basmage Pinheiro Machado
Engenheiro Mecatrônico com mestrado em InteligĂȘncia Artificial. Liderança no setor sucroalcooleiro e atuação em docĂȘncia e coordenação nas principais instituições de Ensino de Campo Grande. Autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. HĂĄ trĂȘs anos na gestão pĂșblica e diretor-presidente da Agetec desde junho de 2024
SecretĂĄrio Municipal de Infraestrutura e Serviços PĂșblicos – Marcelo Miglioli
Formado em Engenharia Civil e Direito; SecretĂĄrio de Estado de Infraestrutura; Presidente do Conselho Administrativo da Sanesul; Presidente do Conselho Administrativo da MSGÁS; Presidente do Conselho Estadual das Cidades; SecretĂĄrio de Infraestrutura e Serviços PĂșblicos de Campo Grande desde novembro de 2023.
À Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços PĂșblicos compete, dentre outras: o planejamento, a coordenação, a supervisão e a execução das obras viĂĄrias e de saneamento bĂĄsico e de edificações, por administração direta ou contratada, mediante elaboração de projetos, construção, reforma, recuperação ou conservação de rodovias, vias urbanas e edificações; a supervisão e a fiscalização das atividades de construção, instalação, montagem, manutenção e conservação de pontes, galerias pluviais, bueiros, guias, sarjetas e pavimentação das vias urbanas e rurais do MunicĂpio; a elaboração de projetos de obras pĂșblicas, definindo os respectivos orçamentos e indicando os recursos financeiros necessĂĄrios para realização das despesas, bem como apurando a viabilidade técnica para a execução da obra, sua conveniĂȘncia e utilidade para o interesse pĂșblico e o impacto no meio ambiente; a fiscalização e o acompanhamento da execução de obras pĂșblicas e de serviços de engenharia contratados através de órgãos e entidades do Poder Executivo e a execução, direta ou indiretamente, das obras de prevenção, controle ou recuperação de erosões; a manutenção da iluminação pĂșblica de praças e logradouros pĂșblicos e a reparação ou substituição de lâmpadas e demais materiais de operação e manutenção da rede de iluminação pĂșblica de responsabilidade do MunicĂpio; a coordenação, a supervisão, o controle e a execução, direta ou indireta, dos serviços de coleta de lixo, de capina, varrição e limpeza das vias e logradouros pĂșblicos; o planejamento, a coordenação, a fiscalização e a elaboração e/ou execução, direta ou indireta, de projetos de construção, reforma e recuperação de bens imóveis do MunicĂpio.
SecretĂĄrio Municipal de Educação (Semed) – Lucas Bitencourt
Graduado em Pedagogia pelo Centro UniversitĂĄrio Adventista de São Paulo, história/estudos sociais pela Faculdade UNIMAIS, possui pós graduação em DocĂȘncia do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e PolĂticas de Inclusão, MBA em Gestão de negócios aplicada ao ensino e Mestrado em Educação.
Esteve como coordenador pedagógico de uma rede privada de ensino para o Centro-Oeste do paĂs com sede em BrasĂlia. Trabalhou na iniciativa pĂșblica educacional no Estado de São Paulo com ĂȘnfase em Administração (Sumaré SP).
Esteve como Diretor de Educação para uma Rede Privada no Estado do Mato Grosso do Sul é membro do Conselho Estadual de Educação, vice-presidente do CONSEC para o Centro Oeste do Brasil, assumiu a secretaria de Educação em Campo Grande (MS) em novembro de 2022 onde esteve até o dia 31 de dezembro de 2024, sendo reconduzido para a mesma função no próximo quadriĂȘnio.
À Secretaria Municipal de Educação compete, dentre outras: a formulação da polĂtica educacional do MunicĂpio e a elaboração do Plano Municipal de Educação, em consonância com as diretrizes emanadas dos órgãos integrantes dos sistemas de ensino federal e estadual e em articulação com segmentos representativos da sociedade e da comunidade escolar; a formulação e a elaboração de programas, projetos e eventos educacionais com vistas à atuação prioritĂĄria nas atividades voltadas para o ensino fundamental e na educação infantil; a administração e a execução das atividades de educação especial, infantil, fundamental e ensino médio, educação profissional de nĂvel médio, educação de jovens e adultos, por intermédio das unidades integrantes da Rede Municipal de Ensino; a integração das ações do MunicĂpio visando a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais do ensino; o acompanhamento e o controle da aplicação dos recursos financeiros de custeio e investimento no processo educacional do MunicĂpio, para fins de a avaliação e verificação do cumprimento das obrigações constitucionais; o diagnóstico permanente, quantitativo e qualitativo, das caracterĂsticas e qualificações do magistério, da população estudantil e da atuação das unidades escolares e sua compatibilidade com as demandas identificadas; a coordenação, a supervisão e o controle das ações do MunicĂpio relativas ao cumprimento das determinações constitucionais referentes à educação, objetivando a preservação dos valores regionais e locais; a proposição de ações educacionais, fundamentadas nos objetivos de desenvolvimento polĂtico e social das comunidades e na concretização do processo educacional, de forma democrĂĄtica e participativa, destacando a função social da escola na formação e transformação do cidadão; a promoção e o incentivo à qualificação e à capacitação dos profissionais de educação e aqueles que atuam nos ambientes educativos do MunicĂpio.
SecretĂĄria Municipal de SaĂșde (Sesau) – Rosana Leite de Melo
Médica pela UFMS (1997), Cirurgiã Oncológica e Cirurgia Cabeça e Pescoço. Docente Magistério Superior UFMS (2004). Foi Presidente do Conselho Regional de Medicina (2015 a 2016); Coordenadora Geral das ResidĂȘncias em SaĂșde e SecretĂĄria Executiva da Comissão Nacional de ResidĂȘncia Médica do MEC (2016 a 2018) e Diretora de Desenvolvimento da Educação em SaĂșde do Ministério da Educaçao (2018 a2019); Diretora Presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (2019-2021); SecretĂĄria ExtraordinĂĄria de Enfrentamento à Covid/Ministério da SaĂșde (2021- 2022). Foi secretĂĄria-adjunta de SaĂșde do municĂpio de Campo Grande (2022-2023), assumindo o comando da pasta em fevereiro de 2023, sendo reconduzida para o próximo mandato.
À Secretaria Municipal de SaĂșde compete, dentre outras: a formulação da polĂtica de saĂșde do MunicĂpio, tendo como base os indicadores socioeconômicos e culturais da população, e a sua implementação, através da integração, disseminação e hierarquização dos serviços da saĂșde, em conformidade com as normas do Sistema Ănico de SaĂșde e deliberações do Conselho Municipal de SaĂșde; a coordenação, a supervisão e a execução de programas, projetos, atividades e ações vinculadas ao Sistema Ănico de SaĂșde, em articulação com a Secretaria de Estado de SaĂșde de Mato Grosso do Sul e com o Ministério da SaĂșde; a coordenação e a execução das ações de controle sanitĂĄrio do meio ambiente e de saneamento bĂĄsico, em articulação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, TurĂstico e SustentĂĄvel, em especial para emissão de alvarĂĄ sanitĂĄrio; a coordenação, a fiscalização e a execução das ações de vigilância sanitĂĄria e a aplicação do ordenamento normativo de defesa sanitĂĄria vegetal e animal no território do MunicĂpio; a promoção de medidas preventivas de proteção à saĂșde, em especial, as de carĂĄter imunológico e educativo, concernentes ao perfil epidemiológico do MunicĂpio e as ações de prevenção da saĂșde bucal; a gestão, a manutenção, a coordenação, o controle e a execução dos serviços de saĂșde prestados pela rede pĂșblica em ambulatórios, unidades bĂĄsicas, unidades de pronto atendimento e laboratórios na execução de ações e procedimento de proteção e prevenção da saĂșde da população; a distribuição de medicamentos, assegurando a assistĂȘncia farmacĂȘutica, em consonância com a polĂtica e diretrizes do Sistema Ănico de SaĂșde; a execução dos serviços de saĂșde vinculados às atividades de vigilância epidemiológica, vigilância sanitĂĄria e saĂșde do meio ambiente que tenham repercussão sobre a saĂșde humana; a promoção e a coordenação da integração das atividades de prestação de serviços de saĂșde no MunicĂpio e o estabelecimento de normas, parâmetros e critérios necessĂĄrios para assegurar graus de eficiĂȘncia e produtividade nesse setor; a gestão dos recursos destinados à saĂșde, para assegurar o cumprimento das obrigações constitucionais e a aplicação no atendimento integral à saĂșde, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuĂzo dos serviços assistenciais.
Controlador-Geral do MunicĂpio – Elton Dione de Souza
Formado em CiĂȘncias ContĂĄbeis com Ănfase em AnĂĄlise de Sistemas; Especialista em Metodologias para Educação a Distância; Auditor de Controle Interno e servidor de carreira da Prefeitura de Campo Grande desde 2010; Controlador-Geral do MunicĂpio desde outubro de 2024.
À Controladoria-Geral do MunicĂpio compete, dentre outras: o controle social, o fomento às boas prĂĄticas de governança pĂșblica, a defesa do patrimônio pĂșblico, a prevenção da corrupção e dos erros e desperdĂcios e o incremento da transparĂȘncia pĂșblica com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações na gestão da Administração Municipal; o planejamento, a coordenação e a supervisão das atividades de controle interno e seus registros visando exercer a fiscalização das normas voltadas à execução orçamentĂĄria, financeira, contĂĄbil e patrimonial dos órgãos da administração direta, das entidades da administração indireta e dos fundos especiais do Poder Executivo, de forma a avaliar os resultados quanto a eficĂĄcia e a eficiĂȘncia da gestão pĂșblica; a coordenação e execução da auditoria interna preventiva e de controle dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo; o assessoramento aos órgãos e às entidades do Poder Executivo, de modo a assegurar a observância das normas legais na execução de procedimentos, guarda e aplicação de dinheiro, valores e outros bens do MunicĂpio; a inspeção e a avaliação do controle interno da regularidade na realização das receitas e despesas e o exame dos atos que resultem em criação e extinção de direitos e obrigações de ordem financeira e/ou patrimonial no âmbito do Poder Executivo; a avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e seus resultados, quanto à gestão do orçamento anual pelos órgãos e entidades municipais, bem como a aplicação de recursos pĂșblicos por entidades que recebem subvenções ou outras transferĂȘncias à conta do Tesouro Municipal; o acompanhamento de tomadas de contas de ordenadores de despesa e demais responsĂĄveis por bens e valores pĂșblicos e de todo aquele que der causa à perda, extravio ou outra irregularidade que resulte dano ao erĂĄrio; o acompanhamento da obediĂȘncia e do cumprimento de atos e deliberações emanados do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul pelos órgãos e entidades municipais, assim como o atendimento às intimações dos órgãos de controle interno e externo da União; a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento das medidas estabelecidas nos artigos 27 e 38 da Lei Complementar Federal n. 141, de 13 de janeiro de 2012, relativamente à aplicação dos recursos constitucionais obrigatórios em saĂșde pelo MunicĂpio; o incremento à transparĂȘncia pĂșblica e às ações de estĂmulo aos estudos sobre o fenômeno da corrupção e da participação da sociedade civil na sua prevenção e à adequada gestão dos recursos pĂșblicos pelos gestores municipais e aqueles que recebem transferĂȘncias; a gestão das ações e das medidas de transparĂȘncia na aplicação dos recursos pĂșblicos, na forma do art. 48 da Lei Complementar Federal n. 101, de 4 de maio de 2000, com redação dada pela Lei Complementar n. 131, de 27 de maio de 2009, e de acesso às informações pĂșblicas, conforme a Lei Federal n. 12.527, de 18 de novembro de 2011; a orientação do Prefeito Municipal e de outros agentes pĂșblicos perante o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul e da União, quanto a notificações referentes a atos de execução financeira, orçamentĂĄria e patrimonial; a recepção e o exame de denĂșncias, sugestões, dĂșvidas, reclamações e representações referentes a procedimentos e ações praticados por agentes pĂșblicos do Poder Executivo, através da Ouvidoria; a manutenção de arquivo da documentação relativa às reclamações, denĂșncias e representações recebidas e das suas soluções e do seu encaminhamento aos órgãos e entidades municipais para apuração, esclarecimento e tomada de providĂȘncias para correção de desvios e omissões; a implementação de projetos e ações necessĂĄrios ao funcionamento integrado e coordenado do sistema de controle interno do Poder Executivo; o suporte ao atendimento presencial ou remoto aos usuĂĄrios de serviços pĂșblicos referentes as solicitações de serviços registrados nos diversos canais de atendimento ao cidadão instituĂdos e geridos pelos Órgãos e Entidades da Administração PĂșblica Municipal ou por meio das Indicações da Câmara Municipal de Campo Grande. ParĂĄgrafo Ășnico. O suporte ao atendimento poderĂĄ ser prestado aos Órgãos e Entidades Municipais pela Ouvidoria-Geral do MunicĂpio, mediante solicitação e alinhamento operacional prévio.