Alerta: Níveis de Vitamina D em Queda no Outono!

Saiba como manter a saúde em dia com a menor exposição solar.

Alerta: Níveis de Vitamina D em Queda no Outono!

Com a chegada do outono, a atenção com os níveis de vitamina D deve ser redobrada, já que a incidência de luz solar diminui consideravelmente. A vitamina D desempenha um papel essencial no organismo, atuando em diversas funções cruciais.

Entre essas funções, destacam-se o fortalecimento dos ossos, a otimização da absorção de cálcio e fósforo, a regulação do sistema imunológico e a manutenção do bem-estar emocional. A exposição solar, principal fonte de vitamina D, torna-se menos frequente durante os meses mais frios, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

A principal forma de obter vitamina D é através da exposição solar, responsável por até 90% da produção do nutriente no organismo. Expor áreas como rosto, mãos e braços por 10 a 15 minutos diários, preferencialmente no início da manhã ou fim da tarde, é uma prática recomendada.

No entanto, fatores como o clima, a pigmentação da pele e o aumento das atividades internas típicas do outono podem dificultar essa rotina. Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser obtida através de alimentos como salmão, atum, sardinha, fígado e gema de ovo.

A suplementação, sempre sob orientação médica, pode ser necessária. Durante a infância e adolescência, as atividades ao ar livre geralmente garantem uma boa produção de vitamina D. No entanto, os idosos enfrentam mais dificuldades, pois a pele perde eficiência na síntese com o envelhecimento, aumentando o risco de osteoporose e fraturas.

Para adultos, a deficiência desse nutriente está relacionada a doenças autoimunes, cardiovasculares, crônicas e ósseas. A manutenção de hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada e o acompanhamento médico são cruciais para garantir níveis adequados de vitamina D e prevenir doenças ao longo da vida.

"A absorção de vitamina D deve ser realizada durante todo o ano, especialmente em estações mais amenas e frias, como é o caso do outono e inverno", disse a Dra. Jackeline Barbosa, vice-presidente da área médico-científica da Herbarium.
"A vitamina D suplementar é essencial, principalmente durante os meses mais frios, em que a exposição ao sol é reduzida", complementa Dra. Jackeline Barbosa.

*Reportagem produzida com auxílio de IA