Pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje aponta que 94% dos agentes do mercado financeiro do Brasil confiam pouco ou nada em Lula (PT, foto). Em relação ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, 68% dos agentes dizem confiar muito, 30%, mais ou menos e 2%, nada.
Campos Neto e a autonomia do BC têm sido criticados pelo petista e por aliados do governo por causa do nível da taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano. Ainda sobre a Selic, 59% acreditam que ela está no nível ideal, considerando o cenário de hoje, enquanto outros 28% defendem que o patamar deveria estar mais baixo e 7%, que a taxa deveria ficar acima de 13,75%.
Para 33%, o Planalto tem alta capacidade de aprovar sua agenda no Congresso. Outros 47% consideram regular, e 20%, baixa.
Além disso, 68% não acham que o governo está preocupado com o controle da inflação, enquanto 32% acreditam que sim. Em relação ao dólar, 46% acreditam que a moeda americana fechará o ano acima de R$ 5,30, 15% avaliam que ela seguirá nesse patamar e 33% projetam que o valor ficará abaixo de R$ 5,30.
Como mostrado pelo O Antagonista a sondagem também mostra que 98% do mercado financeiro acredita que a política econômica do governo Lula está na direção errada.
Foram realizadas 82 entrevistas com fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 13 de março.