Agronegócio vai muito além de campo. Saiba quem faz parte da cadeia produtiva

O agronegócio é quem impulsiona a indústria de processamento de alimentos, que transforma os produtos agrícolas em alimentos pra consumo.

(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/AGRISHOW)

(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/AGRISHOW)

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Em 2022, até registrou uma queda de 4,22%, ficando em 24,8% do total do PIB do Brasil. Mas, em 2020 e 2021, obteve uma das suas melhores campanhas chegando a expressiovos 26,6%.

Entretanto, o ramo agrícola-pecuário vai muito além de uma imensa área de plantação ou pasto. O agronegócio é quem impulsiona a indústria de processamento de alimentos, que transforma os produtos agrícolas em alimentos pra consumo.

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO)

É o agro que utiliza boa parte da frota de transporte do país para levar comida à mesa do brasileiro nos mais longíquos municípios brasileiros.

(CRÉDITO: REPRODUÇÃO)

Por causa do agronegócio, o Brasil é o 2º no ranking de países com a maior frota área agrícola do mundo: 2.049 aeronaves contadas até março deste ano. Perde apenas para a 1º potência do planeta, os Estados Unidos que possuem 3,6 mil aviões agrícolas.

Fora todo esse capital investido nessa cadeia que alimenta o Brasil e o mundo, os ruralistas também aplicam boa parte do patrimônio em ciência e tecnologia; sem as quais seria impossível alcançar recordes de colheita, produtividade e qualidade.

(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/AGRISHOW)

Para divulgar o mercado, construir parcerias e trocar conhecimento, o setor de eventos do agronegócio tem crescido tanto que a Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), é considerada a segunda maior feira do agro do mundo; muito embora as maiores fazendas estejam na China e Austrália.

(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/AGRISHOW)

Por fim, é o agro que o "motor", o "combustível" para o comércio do país na compra de insumos, equipamentos, defensivos agrícolas, máquinas e sementes.

(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/AGRISHOW)

#avozdomsnews