Os incêndios vão castigar o Pantanal, fauna e flora irão arder em chamas, nossa gente pantaneira irá lutar, sofrer como sempre. Poder público e terceiro setor serão ajudas indispensáveis.
A quem interessa o fogo? É necessário responder, sob pena de ficarmos inertes jogando pedras a esmo. Para comunidade pantaneira é o caos, sua atividade econômica será duramente impactada, nossa vida no Pantanal é destruída pelos incêndios. Poder público e terceiro setor fecham fileiras contra os incêndios. A quem interessa?
Criminosos e irresponsáveis existem.
Incêndios expontâneos podem acontecer, não são tão incomuns.
A busca por mitigar as ocorrências passa pelas experiências empíricas da comunidade pantaneira. Queimadas controladas no cedo, quando o solo ainda está úmido, em áreas altas onde o gado e herbívoros não pastejam o capim duro, são práticas conhecidas e usadas.
Infelizmente, os grandes incêndios no Pantanal estão novamente ocorrendo onde não existe pastejo, o gado foi retirado para reserva de preservação ou abandono de áreas não exploradas por motivos outros.
Parques e áreas sem presença de atividade econômica e da gente pantaneira são aceitáveis, consigo entender. Precisamos encontrar um formato de diminuir a quantidade de matéria seca responsável pelos incêndios em nossos parques e reservas.
Sugiro transformar nossas áreas de preservação em grandes invernadas onde a comunidade pantaneira sem terras e recursos possa criar seu gado. Antigamente, cada fazenda tinha a invernada da mistura, era onde colaboradores criavam seu gado e se tornavam novos pantaneiros proprietários de terra.
Deus salve nosso Pantanal! Que tenhamos humildade para unir e cuidar dele.
Por: Leonardo Leite de Barros