Mais lida: cruzar touro nelore com as filhas dá problema?

Dúvida do pecuarista foi o conteúdo mais lido da semana; projeções para a carne bovina e crimes contra produtores também foram destaque

Mais lida: cruzar touro nelore com as filhas dá problema?

?Uma dúvida sobre reprodução animal se destacou como conteúdo mais lido da última semana. Pecuarista quer cruzar touro nelore com as próprias filhas, mas zootecnista alertou para problemas no futuro.

Confira o Top 5 da pecuária:


5 – Benedito Rosa: Perspectivas são boas para o mercado de carne bovina em 2022


Foto: Abiec

Após mais de 100 dias de embargo à carne bovina do Brasil, a China retomou as compras do produto brasileiro. O setor que foi prejudicado com a ausência temporária do seu principal cliente pode ter um 2022 mais promissor, segundo análise feita pelo comentarista Benedito Rosa.


4 – Pecuária de sucesso: cinco fundamentos para criar gado de corte


Foto: Lorran Lima/Idaf

O zootecnista Antonio Chaker, mestre em produção animal e coordenador sênior do Inttegra, falou sobre cinco fundamentos para praticar uma pecuária de sucesso na criação de gado de corte. Confira a seguir:

"Ou seja, aonde eu tenho que colocar o meu foco? É isso que eu quero responder para você hoje!", antecipou.

Veja em seguida a lista que preparou o consultor:


1 – QUATRO ELEMENTOS

Em primeiro lugar, o zootecnista reforçou que o pecuarista deve lembrar que o lucro da fazenda é composto, principalmente, por quatro elementos. Conforme destacou Chaker, eles explicam praticamente 70% do resultado da fazenda de pecuária de sucesso. "O primeiro é desembolso/cabeça/mês. O segundo é ganho médio diário. O terceiro é valor de venda e quarto é a lotação", resumiu.

2 – FAZENDA NÃO GANHA DINHEIRO

Depois que citou os quatro elementos, Chaker citou o fato número dois da pecuária de sucesso. Afinal, quem ganha dinheiro não é a fazenda, mas o fazendeiro. "É o pecuarista quem determina o lucro, e não a fazenda. Ou seja, é a atitude do líder que define o êxito, independente de onde a fazenda está", continuou.

3 – ALTA PRODUTIVIDADE NÃO GARANTE LUCRO (MAS BAIXA PRODUTIVIDADE LEVA AO PREJUÍZO)

Logo depois, o especialista em gestão apresentou outro fundamento para a pecuária de sucesso. "Quem produz mais não necessariamente garante o lucro. Mas todo mundo que tem lucro produz mais. Ou seja, produzir mais é decisivo para o resultado, mas isso sozinho, sem a combinação de se gastar bem, não resolve o problema", explicou.

Sob o mesmo ponto de vista, Chaker detalhou ainda mais o terceiro fundamento. "Produzir o máximo possível não garante o lucro, mas produzir muito pouco garante o prejuízo. Então fuja da baixa produtividade", esclareceu.

4 – FOQUE SEMPRE NA MARGEM

Posteriormente o zootecnista falou sobre a importância da margem. "O seu trabalho é pensar de manhã, de tarde e à noite em como aumentar a distância entre despesa e receita. Baseado nessa distância você deve elaborar o seu sistema de produção", disse em suma.

5 – RECURSOS HUMANOS

Por último, Chaker salientou que fazendas que praticam a pecuária de sucesso possuem equipes mais produtivas. Segundo o especialista, esse se provou como fator decisivo ao longo de todos esses anos em que ele trabalha comparando desempenhos das propriedades.


3 – Gado clandestino: fiscais interceptam 126 cabeças vindas da Bolívia


Foto: Indea/MT

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) flagraram o ingresso de boiada oriunda da Bolívia em território mato-grossense, durante fiscalização na região de fronteira. Por meio de drone, os fiscais detectaram a boiada de 126 cabeças seguindo a pé até uma propriedade rural da região. Veja mais.

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indeia-MT)

flagraram o ingresso de boiada oriunda da Bolívia em território mato-grossense, durante fiscalização na região de fronteira. Por meio de drone, os fiscais detectaram a boiada de 126 cabeças seguindo a pé até a propriedade rural. O caso ocorreu na última quarta-feira (15).

Com a presença da Polícia Militar e policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), as equipes do Indea foram até a fazenda onde foram encontrados os 126 animais contrabandeados, que foram imediatamente submetidos ao sacrifício sanitário por falta de certificação em saúde animal e protocolo de comércio internacional.


2 – Polícia prende criminosos por fraudes na compra de gado


Foto: Polícia Civil – GO

A Polícia Civil de Goiás deflagrou a Operação Crédito Oculto, que culminou na prisão em flagrante de dois integrantes de uma associação criminosa que atuava na realização de negociações fraudulentas na aquisição de animais bovinos. Confira a seguir:

A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou a Operação Crédito Oculto, que culminou na prisão em flagrante de dois integrantes de uma associação criminosa que atuava na realização de negociações fraudulentas na aquisição de animais bovinos. A operação foi desencadeada na última segunda-feira (13).

Os indivíduos foram surpreendidos pela polícia quando utilizavam dados falsos de um produtor rural da cidade de Alexânia, na tentativa de realizar uma negociação com um criador de Avelinópolis. Valendo-se de meio ardiloso, buscaram adquirir um rebanho avaliado em mais de R$ 400 mil.


1 – Cruzar touro nelore com as filhas dá problema?


Em pergunta enviada pelo telespectador do Giro do Boi, o pecuarista quer cruzar touro nelore com as próprias filhas. Zootecnista Ricardo Abreu tira a dúvida do produtor e aponta os riscos com esse tipo de cruzamento. Leia mais:

O Giro do Boi levou ao ar resposta do zootecnista Ricardo Abreu, da ABCZ, a um criador de gado

do interior da Bahia. O pecuarista quer cruzar touro Nelore com as próprias filhas.

Segundo afirmou Antônio Fonseca, de Ipirá, ele tem um touro Nelore registrado que colocou para cruzar com vacas mestiças. Porém, agora quer saber se o pode colocar o touro Nelore com as filhas.

Conforme respondeu o zootecnista, nenhum pecuarista deve acasalar o touro com as filhas.

Em seguida, Abreu destacou que a prática pode trazer problemas de reprodução, como, por exemplo, falta de fertilidade e anomalias.

Em suma, Abreu orientou que o touro usado deve sempre ser renovado para a próxima geração com o objetivo de atender o sistema de cria.