Águas Guariroba inaugura novo ponto de coleta de óleo usado na Vila Nasser

Desde 2011, por meio do programa "De olho no óleo", a Águas Guariroba se preocupa em dar um destino correto a esse agente causador de prejuízos inestimáveis.

Águas Guariroba

Águas Guariroba

A Águas Guariroba agora tem um ponto fixo de coleta de óleo usado do Programa "De Olho no Óleo" na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, na Vila Nasser.

Desde 2011, por meio do programa "De olho no óleo", a Águas Guariroba se preocupa em dar um destino correto a esse agente causador de prejuízos inestimáveis. Em 13 anos, com apoio e parcerias com outras empresas, a concessionária arrecadou 47.820 litros de óleo. O recorde foi no ano passado, quando foram arrecadados 6.478 litros de óleo.

"Esse projeto para nós é bastante rico, porque é um trabalho de conscientização e reflexão do que nós podemos estar reciclando e como esses materiais que são usados podem ser reaproveitados. Eu convido a todos da comunidade que possam colaborar participando, pois é um trabalho de todos e é para o bem comum", considera Maria de Fátima, coordenadora da escola.

Atualmente, a concessionária tem parcerias com a Rede Comper, Fort Atacadista, Solurb e a Katu Oil. Cada loja do Comper conta com placas incentivando os clientes a depositarem o óleo em garrafas para depois o descartarem nos pontos de coleta instalados no estacionamento dos supermercados.

Os pontos de arrecadação têm o formato de uma garrafa, com capacidade para 200 litros de óleo cada. O óleo descartado ali é recolhido pela empresa Katu Oil e encaminhado para indústrias que fabricam rações animais em Campo Grande. O mesmo ocorre com o óleo recolhido em unidades do Fort Atacadista.

Já o óleo coletado na Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos será destinado ao projeto Bolha de Sabão, que incentiva o reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, por meio da capacitação de mulheres e homens, que vivem em comunidades de Campo Grande.