Casa Rosa: Dr. Victor Rocha apresenta projeto em Simpósio de Mastologia na Capital

Apresentar a Casa Rosa é mostrar que se é possível oferecer o que há de melhor na mastologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Vereador Dr. Victor Rocha (PP)

Vereador Dr. Victor Rocha (PP)

O vereador Dr. Victor Rocha (PP) foi convidado para apresentar o projeto Casa Rosa para um seleto público na Capital Morena durante o Simpósio de Mastologia: "Tumores Femininos em Foco do Mato Grosso do Sul" promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia – regional MS. O evento aconteceu nos dias 30/06 e 01/07 com a presença de palestrantes de todo o país.


Para o vereador e médico mastologista da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha poder compartilhar a experiência exitosa que é o seu projeto desenvolvido em Campo Grande é uma oportunidade ímpar. "Apresentar a Casa Rosa é mostrar que se é possível oferecer o que há de melhor na mastologia no Sistema Único de Saúde (SUS). As pacientes têm acesso a consultas, exames, punções, biópsias e encaminhamento para o tratamento de maneira ágil, facilitando assim a cura do câncer de mama".


Durante a palestra, o Dr. Victor Rocha apresentou os dados já alcançados pelo projeto: foram realizados mais de 5,4 mil atendimentos (entre primeira consulta e retorno), tendo diagnosticado 104 casos de câncer de mama, onde todas as pacientes já foram encaminhadas para o devido tratamento. Também foram realizadas 974 mamografias; 1865 ultrassonografias e 837 biópsias.

Outro diferencial da Casa Rosa, segundo o Dr. Victor Rocha é que a paciente entra apenas uma vez no Sistema de Regulação (SisReg). "Nossa intenção é mostrar através do atendimento da Casa Rosa para que as mulheres podem realizar as suas consultas, exames, punções e biópsias de forma ágil e em um único lugar e entrando apenas uma única vez no Sistema de Regulação (SisReg). Acabando assim com a espera de mais de 2 anos na fila do SUS", argumentou.

Também é diferencial na Casa Rosa que o projeto proporciona consulta e exames no mesmo local. Zerou a fila de espera em consulta em mastologia no SUS em Campo Grande e 35 municípios. Zerou a fila de punções e biópsia e proporciona diagnóstico do câncer de mama em 14 dias. "Mostramos na prática que é possível uma saúde pública de qualidade e com resultado. Já salvamos a vida de 104 mulheres que estariam na fila de espera se não fosse o atendimento diferenciado oferecido pela Casa Rosa", finalizou Dr. Victor Rocha.


De acordo com a comissão organizadora do Simpósio de Mastologia: "Tumores Femininos em Foco do Mato Grosso do Sul, o objetivo principal do evento foi a integração multidisciplinar, que envolve os cuidados e tratamentos das mulheres com cânceres femininos. Além de compartilhar conhecimentos e experiências entre oncologistas clínico, cirurgiões, ginecologistas, radio-oncologias, patologistas, radiologistas, médicos residentes e acadêmicos de medicina.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Vereador Dr. Victor Rocha

#avozdomsnews